Na Sabiá, nosso objetivo é sempre criar mensagens que não apenas celebrem o momento, mas que também proponham reflexões relevantes sobre o que vivemos como mercado e sociedade. Neste ano, com a IA no centro das discussões, escolhemos um caminho diferente. Ao invés de reforçar o que a tecnologia pode fazer, nos perguntamos: será que a IA se impressionaria com a nossa humanidade?
Com esse conceito em mente, partimos para a criação de um vídeo. O primeiro passo foi pedir para o pessoal da equipe gravar um vídeo inicial seguindo um roteiro previamente elaborado. A partir desse conteúdo bruto – de vídeos curtos com a participação de todos do time – entramos na fase de exploração de ferramentas como o ChatGPT, o MidJourney e o Act-One do Runway para transformar as ideias em realidade.
Depois de muitas tentativas e exploração de diversas IAs, finalmente, com auxílio do ChatGPT, desenvolvemos um prompt base, que foi replicado para todos os avatares.
A criação desses avatares foi um momento crucial, pois trouxe mais personalidade ao projeto.
O Runway foi utilizado para dar início à animação dos vídeos, mas percebemos que os avatares disponíveis e a qualidade inicial não atendiam completamente às expectativas. Isso nos levou a criar avatares personalizados no MidJourney, utilizando prompts detalhados para garantir consistência visual e estética no estilo desejado, inspirado por animações de alta qualidade.
Vanessa Sensato (Diretora de Estratégia e Inovação)
Niedja Anjos (Head de Atendimentos)
Pedro Braga (Diretor Executivo)
Para dar vida aos personagens, integramos ferramentas como o HeyGen e o Eleven Labs, que nos permitiram gerar dublagens e ajustar entonações de maneira fluida. As dublagens foram combinadas com trechos de áudio gravados internamente e sincronizados no Runway. Na etapa final, ajustes de som e vídeo foram refinados com o Adobe Premiere, que ofereceu recursos automáticos de melhoria de qualidade, resultando em um produto final coeso e visualmente marcante.
Ao longo do processo, utilizamos um mix de ferramentas que demonstrou o potencial colaborativo entre a criatividade humana e as tecnologias emergentes. ChatGPT nos ajudou a estruturar ideias, enquanto Adobe Firefly foi um recurso complementar para pequenos ajustes de design. O resultado reflete a inovação e o olhar único da Sabiá sobre as possibilidades que a IA oferece quando alinhada a uma visão criativa.
Assista ao vídeo clicando aqui: