Fugindo do tédio: a aplicação do humor no marketing B2B

Fugindo do tédio: a aplicação do humor no marketing B2B

No mundo do marketing B2B, onde gráficos sérios, altamente racionais e jargões comerciais costumavam reinar, empresas de tecnologia nativas digitais e startups estão desafiando a monotonia com uma abordagem ousada e divertida em suas campanhas. Buscando uma imagem mais moderna, criativa e ágil de se comunicar (e se conectar com os clientes e colaboradores), elas têm aplicado o humor em suas campanhas. 

Seguindo essa nova tendência em perfis jovens e modernos, a Agência Sabiá vem mostrando que é possível rir enquanto se fecha negócios. 

O que é o marketing B2B divertido?

O marketing B2B divertido refere-se a uma abordagem inovadora e descontraída no marketing business-to-business (B2B). Em vez de adotar a tradicional seriedade associada ao ambiente empresarial, as empresas estão incorporando elementos de humor e criatividade em suas estratégias de marketing direcionadas a outras empresas.

Nessa abordagem, as empresas buscam se destacar da concorrência não apenas pelos seus produtos ou serviços, mas também pela forma como comunicam suas mensagens. Isso pode envolver o uso de linguagem descontraída, conteúdo engraçado e memes em campanhas, participação em redes sociais de maneira mais leve e até mesmo a incorporação de elementos divertidos em apresentações de vendas e reuniões.

humor no Marketing B2B - citação Henrique

Anúncios agradáveis e memoráveis testam a simpatia e são um preditor útil do engajamento dos clientes e colaboradores, que reflete no bem-estar, construindo memórias da marca que tornam as relações mais autênticas, gerando oportunidades e crescimento das vendas. 

Como encontrar o humor no criativo?

O humor ganhou destaque no marketing B2B devido à evolução do próprio mercado, conforme explica Pedro Braga, diretor executivo e fundador da Agência Sabiá. “Anteriormente reconhecido por sua abordagem altamente racional e focada em resultados técnicos, o mercado B2B passou por mudanças significativas com a maturidade crescente e a adoção de soluções mais amplas, incluindo startups e empresas digitais nativas”

Essas mudanças, pontua Braga, foram impulsionadas pela necessidade de diferenciação em um mercado competitivo e pela transformação das próprias empresas B2B, agora representadas por equipes jovens e ágeis que buscam se comunicar de maneira moderna e criativa

Assim, o humor emergiu como uma estratégia eficaz para se conectar com esse novo perfil de cliente e atender às demandas de um mercado cada vez mais maduro e diversificado. Ao discutir a estratégia de comunicação, Braga destaca a importância de entender e se adaptar aos diferentes públicos-alvo. Ele enfatiza a necessidade de utilizar diversas ferramentas emocionais, incluindo o humor, para transmitir mensagens de forma eficaz.

Para imaginar como funciona esse modelo, vamos analisar como duas empresas, atendidas pelo ninho da Agência Sabiá, se posicionam com humor em canais diferentes de comunicação.

O humor atraente nas redes sociais com a Tsoft 

A abordagem ousada da Tsoft, empresa da área de tecnologia da informação, destaca-se no mercado B2B pela sua perspectiva divertida e humana nas redes sociais. Mariana Murias, diretora da área de serviços da empresa, compartilha como o uso do humor se tornou um ato de empatia, aproximando a marca de seu público e criando uma atmosfera positiva nas interações digitais. 

A empresa percebeu que o humor não só é bem-vindo, mas também valorizado pelos clientes empresariais, destacando a importância de uma abordagem ousada, inteligente e respeitosa no mundo dos negócios. 

Humor no Marketing B2B - citação Lucas

A Tsoft enfrentou desafios ao embarcar nessa nova abordagem, mas com a orientação da Agência Sabiá, conseguiu encontrar o equilíbrio entre criatividade e profissionalismo. Essa cooperação resultou em um crescimento consistente e orgânico para a Tsoft, com uma presença digital mais forte e uma imagem de marca mais sólida.

“Observamos que o aumento no engajamento gerado por nossa abordagem descontraída se traduz em uma melhoria nas conversões. Um exemplo claro é quando alguns clientes se identificam com essa abordagem divertida ou ‘fora da caixa’, o que resulta em interações mais significativas: eles compartilham nossas publicações, participam ativamente da conversa e até nos dão ideias para expandi-la”, disse Mariana Murias, diretora da área de serviços da Tsoft.

O humor integrado ao dia-a-dia das equipes na NTSec

A NTSec, empresa brasileira do mercado de segurança da informação, inovou em sua estratégia de marketing ao utilizar memes e figurinhas personalizadas, desenvolvidas pela Agência Sabiá, como ferramentas para gerar engajamento na troca de mensagens internas e quebrar a austeridade da área de segurança.

Essas peças de conteúdo criativo foram cuidadosamente projetadas para incorporar os colaboradores da empresa, dando-lhes uma identidade reconhecível e estabelecendo uma conexão emocional com o público-alvo na comunicação interna da empresa, tendo resultados positivos conforme observa Eduardo Silva, diretor de marketing da NTSec. 

Desejamos humanizar a comunicação e o fizemos de dentro para fora, buscando utilizar ferramentas mais confortáveis no dia a dia. O fato é que o WhatsApp é o canal mais ágil e interativo e hoje fazemos uso dele para todas as comunicações. As figurinhas, memes e afins, fazem sim sucesso e reforçam muitas vezes mensagens importantes que poucos acessariam em outro canal, como e-mail por exemplo. Além de deixar a comunicação mais leve, inspira a criação e interação entre as regionais, aproximando colaboradores que estão fisicamente distantes”, informou Eduardo. 

Ao integrar os próprios funcionários nas mensagens humorísticas, a empresa conseguiu criar um ambiente descontraído e autêntico nas suas comunicações. O que resultou em uma maior interação e envolvimento por parte dos colaboradores, contribuindo para um ambiente mais agradável e produtivo, que acaba refletindo no atendimento aos clientes. Essa abordagem fortaleceu o senso de comunidade e pertencimento na empresa.

O mais importante é entender a linguagem do seu mercado e adequá-la com bom senso e sabedoria. Acredito que estamos no caminho, com leveza, criatividade e inteligência”, ele finaliza. 

O futuro das relações B2B é divertido

À medida que o marketing B2B abraça a diversão, especialistas preveem um futuro mais leve e cativante para o mundo empresarial. As empresas que ousam ser diferentes, como a T-Soft e a NTSec, estão colhendo os benefícios, criando relações mais autênticas com seus clientes e quebrando as barreiras do formalismo.

Com um olhar para a América Latina, Braga destaca o caráter bem-humorado e divertido do povo latino-americano, sugerindo que as empresas devem incorporar esses elementos em suas estratégias de comunicação. 

Ele enfatiza que o humor não compromete a seriedade da entrega de valor da empresa, mas sim a forma como essa entrega é comunicada. E destaca a importância do humor na conexão com públicos jovens e na atração de talentos para empresas em rápido crescimento. “O povo latino-americano é um povo que tem humor com parte do seu DNA. É natural que as empresas também busquem isso”, relaciona.

Se a vida é curta, por que não tornar os negócios mais divertidos? O marketing B2B está provando que o humor não é exclusivo do B2C. É hora de rir no escritório e ainda fechar grandes negócios!

Ana Paula Palazi

Ana Paula PalaziJornalista pela PUC-Campinas, mestra em Divulgação Científica e Cultural e especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp. Atuou por dez anos como produtora e repórter de telejornal. Foi repórter de rede da extinta TVB Campinas, emissora afiliada da Record TV, de 2016 a 2020. É jornalista freelancer, atuando na produção de matérias e conteúdos sobre inovação e empreendedorismo, e com assessoria de imprensa.


Os comentários estão desativados.