Dia do Profissional de Marketing: a importância da criatividade e da inovação

Dia do Profissional de Marketing: a importância da criatividade e da inovação

No dia 8 de maio, comemora-se o Dia do Profissional de Marketing, celebrando o trabalho daqueles que criam peças, fazem planejamentos, inovam e ditam o tom de uma marca. Neste artigo, em homenagem aos profissionais da área, vamos conhecer mais sobre o Marketing com os seguintes tópicos.

  • O que é o Marketing?
  • Marketing ou Publicidade?
  • Qual a importância do profissional de marketing?
  • 5 tipos de trabalhos mais comuns dos profissionais de marketing

Quer conhecer mais sobre o mundo desses profissionais? Então continue a leitura!

O que é marketing?

Marketing é um conjunto de estratégias e ações que as empresas desenvolvem para promover seus produtos ou serviços e conquistar clientes. Isso inclui pesquisa de mercado, análise do comportamento do consumidor, criação e gestão de campanhas publicitárias, entre outras atividades.

De acordo com Philip Kotler – considerado o “mestre do marketing moderno” por ter sido o primeiro a trazer o marketing como campo de estudo acadêmico – em sua obra Administração de Marketing (2002):

“O Marketing é um processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, da oferta e da troca de produtos com valor agregado entre iguais.”

Como prática, o marketing já existe desde a antiguidade – ainda que sem receber este nome – quando os comerciantes buscavam formas de atrair clientes. Porém, o conceito moderno de marketing se desenvolveu no século XX, quando empresas começaram a fazer análises do consumidor e estratégias de comunicação em massa para promover e vender seus produtos.

Desde então, o marketing evoluiu e se adaptou às novas tecnologias e tendências de consumo, incluindo o surgimento da internet e das redes sociais. Hoje, é uma área fundamental para empresas de todos os setores, focada em entender e atender às necessidades e desejos dos clientes, promover marcas e produtos e impulsionar o crescimento e o sucesso dos negócios.

Marketing ou Publicidade: qual a diferença?

É muito comum ver o termo marketing ligado à publicidade, de forma que, em alguns lugares, as palavras até soem como sinônimos. No entanto, são duas áreas distintas, embora relacionadas, visto que trabalham juntas para promover e vender produtos ou serviços.

O marketing é um conjunto de estratégias e ações que as empresas desenvolvem para entender e atender às necessidades e desejos dos clientes, promover marcas e produtos e impulsionar o crescimento e o sucesso dos negócios. Isso inclui pesquisa de mercado, análise do comportamento do consumidor, criação e gestão de campanhas publicitárias, entre outras atividades.

Por outro lado, a publicidade é uma das estratégias de marketing, que envolve a criação e veiculação de anúncios pagos em diversos canais de mídia, como televisão, rádio, jornais, revistas e internet, com o objetivo de informar e persuadir o público-alvo a adquirir o produto ou serviço oferecido pela empresa.

David Ogilvy, o “pai da propaganda”, enfatiza:

“Não quero que você diga que meu anúncio foi criativo. Quero que o ache tão interessante, que compre o produto.”

Assim, enquanto o marketing é um conjunto de estratégias, a publicidade é uma parte desse todo, justamente a mais famosa, por ser a que chega ao público-alvo. No entanto, não se pode pensar que a propaganda funciona sozinha, visto que o marketing se encarrega de vários processos para garantir que a publicidade seja efetiva. 

Qual a importância do profissional de marketing?

O profissional de marketing é responsável pelo desenvolvimento de estratégias e ações para conquistar clientes e aumentar as vendas. É ele quem busca novas maneiras de se conectar com o público e gerar resultados para as empresas.

Para isso, inovação e criatividade são fundamentais. Os profissionais de marketing precisam estar sempre pensando fora da caixa, criando campanhas originais que chamem a atenção do público. Além disso, eles devem estar sempre antenados às novas tecnologias e tendências, incorporando-as em suas estratégias de marketing.

5 tipos de trabalhos mais comuns dos profissionais de marketing

Existem diversos tipos de trabalhos que os profissionais de marketing podem desempenhar, e a lista pode variar dependendo da empresa ou setor em que atuam. No entanto, conheça cinco dos trabalhos mais comuns desempenhados por profissionais de marketing.

1. Marketing digital

Cada vez mais importante, o marketing digital promove empresas e seus produtos ou serviços online. Para isso, os profissionais da área usam otimização de mecanismos de busca (SEO), marketing de mídia social, publicidade em mídia digital, e-mail marketing e outras estratégias.

Imagem em fundo roxo com passarinho em celular, com os escritos "Marketing Digital"

Marketing Digital

2. Comunicação e publicidade

Comunicação e publicidade

Talvez a atuação mais conhecida dos profissionais de marketing, na área da comunicação e publicidade, desenvolve-se estratégias de branding e gerenciamento da imagem da marca. Para isso, utilizam diversos canais de comunicação, como mídias sociais, anúncios online, TV, rádio ou o suporte mais relevante para chegar ao público.

3. Pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado

Profissionais de marketing utilizam a pesquisa de mercado como uma ferramenta fundamental para entender as necessidades e desejos do consumidor, bem como as tendências e oportunidades de mercado. A pesquisa de mercado envolve a coleta, análise e interpretação de dados sobre o mercado, concorrência, público-alvo e comportamento do consumidor.

4. Eventos e patrocínios

Eventos e patrocínios

Quem pensa que quem trabalha com marketing fica concentrado apenas em uma agência está enganado. Os profissionais da área buscam oportunidades para promover suas marcas em eventos que tenham relação com seu público-alvo, seja patrocinando ou participando ativamente. Isso aumenta a visibilidade da marca, cria experiências e gera engajamento com o público.

5. Planejamento de marketing

Imagem em fundo azul claro com dois passarinhos na frente de um quadro branco com vários post-its. Lê-se "planejamento de marketing"

Planejamento de marketing

É nesta etapa que o time de marketing define as estratégias e ações necessárias para alcançar os objetivos da empresa, realizando análise do mercado, concorrência e público-alvo para identificar as oportunidades e desafios que seu cliente enfrenta. O planejamento de marketing é essencial para garantir que as ações estejam alinhadas aos objetivos estratégicos para o uso eficaz dos recursos.


Por fim, vemos que o profissional de marketing é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado e conquistar clientes. Com sua habilidade em entender as necessidades e desejos do público-alvo, este é o profissional capaz de desenvolver estratégias eficazes que promovem a marca e impulsionam as vendas.

Por isso, neste dia do profissional de marketing, é importante reconhecer e valorizar o papel desempenhado por esses profissionais em todas as áreas de negócios, especialmente agora, com o marketing digital. Parabenizamos os profissionais da área e felicitamos aqueles que trabalham na Agência Sabiá, com determinação, inovação, criatividade e muita energia. 

Naomi Shiroma

Paulistana formada em Letras Inglês - Português, gosto de música, livros e estudar idiomas

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