ESG no Marketing Digital: como empresas estão posicionando sua marca em direção a um futuro mais sustentável

ESG no Marketing Digital: como empresas estão posicionando sua marca em direção a um futuro mais sustentável

Em um cenário global marcado por mudanças climáticas e eventos como a pandemia de COVID-19, a importância do desenvolvimento sustentável e responsável está em destaque. Isso tem levado organizações e países a adotarem o princípio ESG, que considera fatores ambientais, sociais e de governança. 

Neste sentido, a Agência Sabiá organizou, em parceria com a Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital (AnaMid), um evento sobre ESG no Marketing Digital, para debater com especialistas no setor quais são as estratégias abordadas para posicionar a marca nesse novo contexto. Confira, abaixo, alguns dos insights provenientes desse encontro.  

ESG: conectando empresa e sociedade por meio do Marketing Digital

No contexto atual, o Marketing Digital emerge como um potente facilitador na disseminação de valores ESG, oferecendo uma vasta gama de ferramentas capazes de conectar empresas e sociedade de maneira significativa. É o que conta Vanessa Sensato, diretora de inovação e estratégia da Agência Sabiá. 

Em sua palestra, Sensato demonstra que, por meio do digital, as marcas têm a oportunidade de alcançar um público mais amplo que a mídia tradicional, permitindo uma comunicação mais direta e personalizada. Este ambiente digital, onde as vozes dos consumidores são amplificadas, exige das marcas um compromisso autêntico e transparente com suas causas. 

Vanessa Sensato, evento marketing esg

É função do Marketing, utilizando as práticas de ESG como canal, conectar empresa e sociedade, estabelecendo um diálogo aberto e preparando-se para lidar com críticas” diz Sensato. “A empresa deve ser capaz de levar seu valor interno para fora, refletindo os valores internos da empresa e demonstrando seu genuíno engajamento em questões ESG.” continua.

Para a especialista, uma empresa que consegue efetivamente integrar ESG ao Marketing Digital deve compreender primeiramente o que o conceito representa em seu núcleo de negócio, para então comunicar suas ações e compromissos de forma estratégica, gerando uma conexão real com os valores de seus clientes.

ESG no Marketing Digital de pequenas e médias empresas

Com intuito de ilustrar seu posicionamento, Sensato apresentou o case da própria Agência Sabiá para demonstrar que a implementação de práticas ESG não é exclusividade de grandes corporações. “Pequenas e médias empresas também têm a capacidade, e cada vez mais, a responsabilidade de adotar ações sustentáveis e socialmente responsáveis.” afirma. 

A partir de sua experiência no mercado de inovação, Sensato destacou que investidores, atualmente, começam a valorizar startups e empresas emergentes que já incorporam o ESG em seu planejamento estratégico, reconhecendo a importância de uma gestão consciente desde o início. 

Por conta disso, ela enfatiza a necessidade de um olhar interno para identificar com quais iniciativas ESG a empresa mais se identifica, permitindo criar uma estratégia de Marketing Digital que comunique esses valores de forma coerente e impactante.

O Marketing Digital, nesse cenário, surge como uma ferramenta essencial para transmitir os valores e propósitos da empresa, tanto internamente quanto para o público externo, fomentando uma cultura de responsabilidade social e ambiental.

É possível conhecer um pouco mais sobre as ações de ESG da Agência Sabiá em seu case de Cultura e Clima.

ESG no Marketing Digital na Indústria

Thais Oliveira, coordenadora de marketing da DISMOTOR, destaca a relevância do ESG no setor industrial, apontando para a necessidade de adesão ao Pacto Global da ONU, além da obtenção de certificações como ISO e compliance como diretrizes para uma atuação responsável. 

thais evento esg no marketing

Mesmo empresas que são mais industriais devem ter a preocupação com Marketing Digital. É uma importante ferramenta para difusão das ações de ESG e de criação de reputação da marca.” destaca Oliveira. 

Ela afirma que, do ponto de vista industrial, a preocupação com a qualidade e a sustentabilidade deve ser evidenciada não apenas nos produtos, mas também nas práticas empresariais. Nesse sentido, o Marketing Digital se torna vital para a divulgação das iniciativas ESG adotadas pela empresa, contribuindo para a construção de uma imagem corporativa sólida e confiável. 

ESG no Marketing Digital de empresas de grande porte

Empresas de grande porte possuem a capacidade de liderar pelo exemplo ao adotar práticas ESG que abordam a diversidade, inclusão e uma governança ética e transparente. Iniciativas sociais, relatórios de sustentabilidade e a adoção de medidas para a redução da emissão de carbono são apenas algumas das ações que demonstram o compromisso de uma empresa com os princípios ESG. São essas ações que a global CI&T realiza em busca de aplicar sua estratégia ESG, nos conta Danielle Sene, Marketing Manager na empresa. 

Para Sene, a comunicação dessas iniciativas por meio do Marketing Digital permite não apenas a valorização da marca no mercado, mas também estabelece um padrão de atuação para que outras empresas sigam, promovendo uma mudança positiva em larga escala. Ela aconselha, portanto, que as grandes empresas utilizem sua influência para promover um impacto social e ambiental positivo, refletindo uma autêntica preocupação com o futuro do planeta e das próximas gerações.

danielle evento esg no marketing

“O ESG não é mais diferencial. Ele é essencial. Estamos falando sobre o planeta, sobre pessoas. Não há mais espaço para vozes sensacionalistas no mercado. Os consumidores estão mais atentos e prezam por marcas que sejam social e ambientalmente responsáveis.” afirmou Sene. 

Tendências ESG para 2024

Olhando para o futuro, é esperado que as práticas ESG se tornem ainda mais integradas nas estratégias empresariais, com especial atenção para a sua incorporação no planejamento financeiro, reconhecimento da importância da biodiversidade, e uma luta contínua contra o greenwashing — falsa aparência de sustentabilidade, sem necessariamente aplicá-la, na prática. É o que conta o artigo do instituto Thomson Reuters, compartilhado como importante fonte de insights por Sene. 

O texto descreve o desafio que as empresas enfrentarão ao adotar uma abordagem abrangente, considerando não só seus impactos diretos, mas também os da cadeia de suprimentos e as emissões de escopo 3, relacionadas ao efeito estufa e regidas pelo GHG Protocol, responsável por sua contabilidade e gestão. Além disso, há ainda a consideração de práticas ESG em cenários de polaridade política e em toda a cadeia de valor, demonstrando um avanço significativo na maneira como empresas e sociedade percebem a importância de um desenvolvimento sustentável. 

À medida que avançamos, fica claro que o ESG não é apenas uma tendência passageira, mas um componente essencial para garantir a longevidade e o sucesso empresarial em um mundo cada vez mais consciente e conectado.

 

Lucas Custódio

Lucas CustódioGraduado em Letras - Português/Inglês pela USP. Trabalha com redação há mais de 4 anos, com foco em Tecnologia e Carreira. É apaixonado por Storytelling, Literatura e Games.


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