VEJA COMO FOI

IA Aplicada aos Negócios

Auditório do Instituto ELDORADO - Campinas

16 de abril de 2025

Patrocínio

Apoio

Realização

Como a Inteligência Artificial está acelerando estratégias e resultados

Em um momento em que a Inteligência Artificial deixa de ser uma tendência para se tornar uma força transformadora no mercado, reunimos especialistas e líderes para debater como essa tecnologia está impactando estratégias de marketing, gestão de trabalho e inovação organizacional de forma prática e real.

O evento aconteceu no dia 16 de abril de 2025, no Instituto ELDORADO, em Campinas, e foi uma iniciativa correalizada pela AnaMid, Unicamp Ventures e Inova Unicamp, com patrocínio da Sabiá. 

Ao longo do encontro, promovemos discussões sobre o presente e o futuro dos negócios, trazendo aplicações concretas da IA em diferentes setores e conectando profissionais, empresas e instituições de ensino em um mesmo propósito: usar a tecnologia para acelerar bons resultados.

Conheça os palestrantes

Pedro Braga

Diretor-Executivo da Agência Sabiá

Especialista em apoiar empresas de tecnologia no Brasil e na América Latina, Pedro compartilhou insights sobre como a IA está redefinindo o marketing.

Kássia Moura

Consultora Atlassian e Agilista na Nimble Evolution

Kassia trouxe reflexões práticas sobre a gestão do trabalho e a integração da IA em times e processos ágeis.

Renato Carvalho

Head LatAm da Miro

Renato abordou o impacto da IA na colaboração, na produtividade e na transformação do ambiente de trabalho.

Cibele Rodrigues

Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Instituto ELDORADO

Cibele apresentou aplicações inovadoras da IA em setores estratégicos, conectando teoria e prática no cenário nacional.

Renato Lopes

Diretor-Executivo da Inova Unicamp

O professor Renato abriu o evento destacando o papel estratégico da universidade como agente de inovação e sua contribuição para fortalecer o ecossistema tecnológico da região e do país. 

Waldemar Felippe

Presidente do Unicamp Ventures

Representando a Unicamp Ventures, Waldemar agregou ao evento com sua experiência, ressaltando a importância de fortalecer parcerias para impulsionar a aplicação de IA e a inovação no mercado.

Vanessa Sensato

Presidente AnaMid São paulo e Diretora de Inovação e Estratégia na Agência Sabiá

Vanessa mediou o encontro e costurou os principais temas do evento, reforçando a importância de aproximar mercado, academia e inovação para acelerar o uso responsável e estratégico da IA nos negócios.

Público alvo

Executivos, líderes empresariais e empreendedores

Líderes de empresas e startups interessados em adotar IA para impulsionar estratégias de marketing, gestão e inovação.

Profissionais de marketing, inovação e tecnologia

Especialistas que buscam entender aplicações práticas da IA em seus setores.

Acadêmicos, pesquisadores e estudantes

Professores e estudantes conectados com tendências de mercado e novas aplicações de IA. 

Empresas parceiras da AnaMid, Unicamp Ventures e Inova Unicamp

Empresas ligadas ao ecossistema de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. 

Confira um resumo do que foi abordado em nosso painel

Nossos cérebros finalmente valem mais que nossas mãos

O painel começou destacando como a IA libera o marketing da execução operacional intensa, permitindo que os profissionais foquem cada vez mais em intenção estratégica, análise crítica e criatividade de alto nível.

IA como colega de trabalho, não substituta

Pedro destacou que a IA não é concorrente dos profissionais, mas um colega de trabalho que auxilia, acelera e adapta-se ao contexto humano, reforçando que o diferencial continuará sendo as capacidades humanas de interpretação, estratégia e relacionamento.

Valor em todas as dimensões do marketing

Rose Ramos destacou como a Match <IT> investe em inovação, tanto em ações online quanto offline, para engajar grandes corporações e fornecedores, promovendo uma conexão mais próxima entre as empresas e seus parceiros.

Fluxo de produção de conteúdo IA First

Pedro compartilhou como a Sabiá vem integrando a IA ao fluxo de produção de conteúdos, com uso de agentes de pesquisa, briefing, criação, revisão e tradução, aumentando a eficiência sem perder a qualidade humana na curadoria e ajustes finais.

Ampliação dos casos de uso da IA no marketing

A apresentação incentivou expandir o uso da IA para múltiplas áreas além do conteúdo, como otimização de mídia, geração de relatórios e resumos, apoio ao comercial e atendimento, geração de imagens, automatização de follow-ups e análise de leads.

Aprendizagens da jornada de IA na Sabiá

Foram compartilhadas lições práticas da experiência da agência:

– Processos antes, ferramentas depois.

– As ferramentas estão prontas, mas as pessoas precisam ser preparadas.

– Manter o conhecimento dentro da empresa.

– Dar visibilidade aos “heróis da IA”, os colaboradores que fazem a diferença.

– E, principalmente: divirta-se no processo.

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