Eventos Sabiá

VEJA COMO FOI

PAINEL

Comunicação na Ciência, Tecnologia e Inovação

12 de junho de 2024

10ª EDIÇÃO INOVA TRADE SHOW

Um evento transformador

O Inova Trade Show 2024 é um renomado evento que reúne diversos especialistas, organizações e ambientes de inovação, realizado em 2024 como parte do Campinas Innovation Week, uma celebração dos 250 anos de Campinas. Durante três dias, o evento proporcionou uma série de atividades voltadas para inovação, tecnologia, empreendedorismo e varejo, destacando-se como um dos principais encontros de inovação do Brasil.

Como atua a comunicação nas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Agência Sabiá liderou a organização do painel “Comunicação na Ciência, Tecnologia e Inovação“, parte do Inova Trade Show 2024. Este painel focou na importância da comunicação eficaz para promover a inovação e a ciência, reunindo especialistas renomadas para compartilhar suas experiências e estratégias. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas de comunicação e marketing, fundamentais para aumentar a visibilidade e o impacto de projetos científicos e tecnológicos.

Conheça quem foram as palestrantes do painel

Daniela Klebis

Coordenadora de Comunicação na SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2024), mestre em Comunicação Pública e Social pela London School of Economics – LSE (2012), especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp (2006) e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2004), coordena desde 2017 o Departamento de Comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Kátia Kishi

Supervisora de Comunicação na Agência de Inovação Inova Unicamp

Jornalista formada pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (LabJor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestra em divulgação científica e cultural pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. 

Atualmente, ela é pós-graduanda do curso de especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnlógica do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp e também atua como supervisora de comunicação da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Roberta Campos

Jornalista na Duas Robertas Ateliê de Comunicação

Roberta Campos é jornalista há 20 anos, especializada em audiovisual. Já trabalhou em diversas emissoras de TV. Sua última experiência foi na EPTV (afiliada da Globo) onde atuou como apresentadora, repórter, roteirista, editora de texto e diretora de externa. Atualmente, é professora de oratória e ministra treinamentos em comunicação e expressão.

Simone Pallone

Pesquisadora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp)

Jornalista, formada pela PUC, especialista em Jornalismo Científico, mestre e doutora em Política Científica e Tecnológica, pela Unicamp. Desde 2003 é pesquisadora no Labjor, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade, da Unicamp. 

É professora nos cursos de Especialização em Jornalismo Científico e do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, ambos do Labjor em parceria com o Instituto de Geociências e Instituto de Estudos da Linguagem, respectivamente.

Vanessa Sensato

Diretora de estratégia e inovação na Agência Sabiá

Vanessa tem 17 anos de experiência em comunicação nas áreas de inovação e empreendedorismo. Possui atuação destacada no planejamento de Comunicação e Marketing 360 graus, envolvendo eventos, assessoria de imprensa, publicações e mídias sociais. 

Durante 15 anos atuou na estruturação e na expansão das áreas de inovação e do empreendedorismo da Unicamp, onde formatou projetos de cooperação nacionais e internacionais, envolvendo os setores privado e público. 

Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, é formada em gestão pela Fundação Dom Cabral e em empreendedorismo por Babson College nos Estados Unidos, além de ter feito parte da graduação na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. 

Atualmente é diretora de estratégia e inovação na Agência Sabiá e diretora de inovação e tecnologia SP na Associação Nacional do Mercado e da Indústria Digital (AnaMid).

Público alvo

Acadêmicos e Pesquisadores

Professores, estudantes e pesquisadores interessados em aprimorar suas estratégias de comunicação.

Profissionais de Marketing e Comunicação

Especialistas buscando novas técnicas e ferramentas para divulgação científica.

Empreendedores e Inovadores

Líderes de startups e empresas de tecnologia focados em aumentar a visibilidade de suas inovações.

Representantes Governamentais e de ONGs

Interessados em políticas públicas e estratégias de comunicação para o desenvolvimento sustentável.

Confira um resumo do que foi abordado em nosso painel

Comunicação Estratégica

Como fortalecer marcas e conectar públicos por meio de uma comunicação 360, utilizando um branding sólido e identidade visual forte, estratégias de comunicação eficazes, métricas de sucesso, comunicação offline como diferencial, e storytelling envolvente.

Divulgação científica

Como tornar a ciência acessível e atraente por meio do Marketing Científico, com estratégias eficazes para engajar o público da área e responsabilidade na divulgação de conteúdo científico.

Reflexões e Desafios Futuros na Comunicação

Quais são os próximos desafios da comunicação científica a partir dos avanços tecnológicos e do impacto da Inteligência Artificial.

Confira a galeria de fotos do evento

Depoimentos

Vanessa Sensato

Diretora de estratégia e inovação na Agência Sabiá

Roberta Campos

Jornalista na Duas Robertas Ateliê de Comunicação

Kátia Kishi

Supervisora de Comunicação na Agência de Inovação Inova Unicamp

Simone Pallone

Pesquisadora no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp)

Daniela Klebis

Coordenadora de Comunicação na SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

sabiamp3