NATURA + TALK TO WALK: CONHEÇA O CASE

NATURA + TALK TO WALK: CONHEÇA O CASE

A Talk to Walk ajudou a Natura na desafiadora tarefa de engajar cerca de 2.000 colaboradores na transformação positiva da mudança para o o novo Prédio Administrativo. Veja o vídeo do case completo e confira mais informações abaixo 🙂

 

A Gestão de Mudanças é uma disciplina que trabalha o processo de mudança de cada indivíduo num projeto, enquanto Gestão de Projetos trata das entregas em si: escopo, prazo, custo e qualidade. Para um projeto ter êxito, essas ferramentas devem caminhar juntas.

A TTW é a Unidade de Negócios da Sabiá criada para ajudar projetos transformadores a atingirem todo o seu potencial, unindo competências de Comunicação e Gestão de Mudanças.

O time da TTW conta com certificação em Gestão de Projetos (PMP), Gestão de Mudanças (PROSCI), experiência executiva em multinacionais e mais de 10 anos de know-how campanhas de endomarketing e engajamento.

 

O CASE

Toda a comunicação foi projetada pela Talk to Walk, a fim de engajar o público alvo com uma ação integrada que simplificasse a mudança, colocando todos os funcionários da Natura a bordo da ideia. O novo prédio – Nasp – deveria refletir não apenas um novo espaço de trabalho mas um marco na transformação cultural da empresa, ampliando a colaboração, integração e dinâmica de transparência entre os times.

O desafio se dava pelo histórico de trabalho das equipes antes da mudança se dar em espaços fechados. Além disso, as pessoas que iriam mudar estavam alocadas em um edifício bem localizado, recebiam VR e tinham algumas facilidades que poderiam sentir estar “perdendo” no processo de mudança. Era preciso mostrar o porquê da mudança, o impacto real disso na vida das pessoas envolvidas, despertar desejo pelo novo e mitigar resistências.

Tudo isso, cuidando da qualidade das relações entre as pessoas e de forma colaborativa.

 

O OBJETIVO

Comunicar e engajar cerca de 2.000 colaboradores no processo de mudança de prédio, saindo do EBPark, na Lapa, e indo para a nova Natura São Paulo (NASP), no Parque Anhanguera. Lá, 500 colaboradores já atuavam em atividades de operação e gestão do Centro de Distribuição.

 

OS DESAFIOS

+ Sublimar com a desconfiança da equipe sobre as melhorias da mudança, pois todos tinham um sentimento de afeto com a área atual.

+ Acabar com a insegurança sobre a perda dos benefícios do local (logística facilitada, conveniência, restaurantes, vale alimentação).

+ Um prazo curto para a realização da mudança.

+ Histórico de mudanças anteriores bem-sucedidas, demandando “subir ainda mais a barra” desse novo processo.

+ Contexto de mudança cultural e de liderança da empresa, com nova presidência recente, processo de aquisição da Body Shop e retomada do crescimento da marca no mercado brasileiro.

 

 

A SOLUÇÃO

A equipe Talk to Walk realizou uma fundamentação estratégica: aliar os diferentes públicos impactados e os objetivos para eles com um mapa de ações integradas à metodologia e à cultura da Natura.

Na frente de engajamento e colaboração, foram realizadas entrevistas com todos os colaboradores e um espaço para captação da percepção inicial sobre a mudança, um movimento chamado de Escuta Aberta. Contou-se, ainda, com cerca de 10 eventos com os “Embaixadores”, um grupo de influenciadores que se mostraram engajados com a mudança e ajudaram a construir ações e a disseminar os preceitos do projeto.

Fez-se um trabalho próximo, também, com os “Desbravadores”, pessoal que já trabalhava no CD do Nasp e que precisava ser colocado como protagonista no projeto, recebendo os novos colaboradores como anfitriões da mudança, e contando com comunicação especial para suas necessidades. Para gestão e mitigação de impactos, foram conduzidas mais de 240 horas de trabalho próximo às áreas-chave da empresa envolvidas no projeto: RH, TI, Espaços, Comunicação Interna e time de liderança.

 

Além disso, várias ações integradas de comunicação ajudaram no processo de construção de awareness, de desejo pela mudança e de informação para os colaboradores na fase pré-mudança. Algumas dessas ações foram:

 

Criação de uma cartilha contendo todas as informações para consulta;

Criação de conteúdo digital disponibilizado no APP do Colaborador para consultas ágeis. Postagens de novidades nesse Aplicativo;

Criação de um Guia de Tecnologia, detalhando como usar novos recursos especiais do lugar como videoconferências e salas de reunião sem fio;

Criação de um FAQ, contendo as perguntas mais usuais e com atualizações constantes;

Ação de realidade virtual com óculos 360, onde toda a infraestrutura do novo prédio era levada até as pessoas no prédio antigo.

 

 

RESULTADOS

Todas as áreas chave envolvidas;

Design Thinking e dinâmicas colaborativas;

Análises de prontidão (Pulse Check)

Nota 9 na Análise de Prontidão para a mudança;

Um prédio cheio de colaboradores felizes

Uma mudança à altura do Nasp.

 

 

Vale lembrar que a Gestão de Mudanças não se aplica apenas a mudanças físicas das pessoas de um lugar a outro. As mudanças organizacionais ocorrem em alterações de processos, transformações culturais, inovações digitais, aquisições e fusões e em muitos outros contextos.

A Talk to Walk está habilitada para conduzir esse processo e otimizar os resultados buscados em projetos de grande porte. Para mais informações, acesse e contate-nos: http://talktowalk.com.br/

 

sabiamp3


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