O jeito Sabiá de fazer eventos alinhados aos objetivos de negócio do cliente

O jeito Sabiá de fazer eventos alinhados aos objetivos de negócio do cliente

 

Conheça a expertise da Agência Sabiá em realizar eventos no mercado B2B com foco em tecnologia, atraindo um público tomador de decisão e altamente especializado, não somente no Brasil, mas em países vizinhos na América Latina

 

 

Eventos são ferramentas estratégicas para as empresas. São nesses encontros, que podem ser realizados nos mais variados formatos, que empresas e profissionais se conectam, ampliam relações, conhecem produtos e serviços e impulsionam novas oportunidades. Mas, como realizar um evento que promova resultados relevantes e faça valer o investimento?

A Sabiá, agência com forte atuação no setor de tecnologia, tem se destacado no mercado por ir além dos modelos prontos e oferecer aos seus clientes eventos totalmente alinhados aos objetivos de negócio e capazes de promover uma efetiva conexão com o público-alvo para geração de resultados relevantes. 

Com expertise na estruturação de um evento do começo ao fim, a Sabiá é responsável por todos os processos que envolvem a organização de uma iniciativa como esta: a avaliação dos objetivos, o desenho da experiência, a estratégia de atração de público, o relacionamento com palestrantes e parceiros, além  do pós-evento, como avaliação de dados e informações até suporte para equipes de vendas.

Os projetos entregues pela Sabiá são, em sua maioria, voltados para empresas B2B com foco em tecnologia – principalmente software e SaaS – que procuram soluções completas para a realização de eventos no Brasil ou em países vizinhos na América Latina.

Entre os eventos de 2023, o “Transformação ITSM”, voltado para clientes e parceiros da multinacional australiana de softwares Atlassian, foi realizado em duas edições: uma no Brasil e outra no México. Os eventos contaram com um público de mais de 200 pessoas e foram planejados de forma estratégica para que estivessem alinhados aos objetivos de negócio da Atlassian. Somente na edição realizada no Brasil, mais de 300 leads foram gerados. No México, esse número chegou a quase 150.

 

Evento Transformação ITSM - Vanessa, Pedro e Aline, da Agência Sabiá

A Diretora de Operações Vanessa Sensato, o Diretor-executivo Pedro Braga e a Atendente de Contas Aline Mariano, respectivamente, no evento Transformação ITSM Brasil.

 

André Palma, partner manager da Atlassian, afirma que para a realização dos eventos na empresa é fundamental entender qual é o retorno esperado com o investimento e, com isso, definir as estratégias. Por isso, segundo ele, a Sabiá tornou-se uma importante parceira, especialmente pelo amplo conhecimento que possui na área. 

“A Sabiá se destaca por ter um conhecimento específico sobre a área de tecnologia, sendo capaz de compartilhar insights e experiências que deram ou não certo em outros eventos, nos oferecendo ideias fora da caixa”, avalia o executivo. 

Com muitos anos dedicados à área, o mercado altamente especializado da tecnologia tornou-se expertise da Sabiá, levando a uma compreensão clara do que o público deste setor espera nesses encontros, desde o formato ao conteúdo e possíveis conexões.

“Nós conhecemos o mercado e o perfil dos profissionais da tecnologia, por isso entendemos como eles se conectam. Dessa forma, temos condições de sugerir ao cliente não apenas as ações de comunicação, mas toda a estrutura do evento, apoiando essa empresa localmente”, explica Pedro Braga, diretor-executivo da Sabiá.

Adicionalmente ao entendimento do mercado, a habilidade de se conectar aos objetivos de negócio da empresa e, a partir disso, pensar em como medir se os objetivos estão sendo atingidos é outra competência bem-avaliada da Agência Sabiá por seus clientes. Neste primeiro semestre de 2023, por exemplo, a Sabiá foi a agência responsável por toda a infraestrutura e experiências do “Future Stack”, evento da multinacional de tecnologia New Relic, que ocorreu em São Paulo. Com grande parte do time localizado no exterior, a Sabiá foi o principal ponto de contato no Brasil para toda a organização do evento. 

 

Evento New Relic

 

Jennifer Merkle, diretora sênior de marketing para Américas e ABM na New Relic, baseada na Califórnia, comenta que, quando começa a projetar um evento, pensa de imediato em como medir os objetivos de negócios a serem atingidos, sejam eles ampliar o funil de vendas, conquistar novos leads ou mesmo aumentar o número de pessoas que usam a ferramenta dentro das empresas que já são clientes. “Antes de começar o evento, é importante pensar no que você vai medir. Isso vai nos guiar na estruturação do evento como um todo”, comenta.

Merkle avalia que embora exista um apetite por eventos presenciais no pós-pandemia, os profissionais do marketing precisam considerar que há muitos eventos que competem na mesma linha de iniciativas. “Temos que dar uma razão para o cliente vir ao nosso evento, por isso buscamos fazer eventos únicos”, comentou a executiva.

Curadoria de conteúdo e contato com clientes e parceiros

ALINE MARIANO

As conexões entre os parceiros, patrocinadores e fornecedores também estão no escopo de atuação da Sabiá. Como um exemplo, os eventos da Atlassian produzidos pela Sabiá este ano tinham foco em dar visibilidade aos parceiros da multinacional no Brasil e no México. Para isso, esses parceiros apresentaram cases de sucesso relacionados às soluções da multinacional e como elas resultaram em relevantes mudanças para seus clientes, geralmente grandes nomes da indústria.

Para que as apresentações pudessem ter impacto no público, a equipe da Sabiá fez a curadoria do conteúdo, apoiando os parceiros nas apresentações e extraindo os melhores cases a serem apresentados. Os materiais também foram adaptados para o público não especializado. A proposta, segundo a atendente de contas da Sabiá, Aline Mariano, era tornar as apresentações acessíveis também às equipes de Recursos Humanos ou Marketing, por exemplo, que não possuem conhecimento técnico das soluções, mas que muitas vezes têm papel decisor na avaliação das ferramentas corporativas e buscam conhecer como elas podem ser aplicadas em seus departamentos e trazer melhorias no dia a dia. 

“Esses tipos de conteúdos são bastante especializados, mas temos uma equipe altamente qualificada que consegue deixar os materiais mais acessíveis para que outros profissionais entendam. Fizemos um trabalho de conexão com os parceiros Atlassian para apoiá-los nessas apresentações e extrair os melhores cases a serem compartilhados”, explica Mariano.

Enxoval de comunicação 

Landing page do evento, produção dos materiais de comunicação para ativação no Linkedin e canais do cliente e dos parceiros também são frentes de apoio importantes na organização de um evento.  O “enxoval de promoções”, com variações de peças para que cada parceiro possa utilizá-los nos canais que mais eficientes, acaba sendo uma ferramenta poderosa na atração assertiva do público-alvo desejado no evento.

“Conseguimos adaptar as peças para cada parceiro para que o público-alvo do evento seja atraído de forma mais assertiva. E o resultado tem sido bastante positivo, com o alcance de um público extremamente qualificado”, afirmou Mariano.

Bruna Mozer

Bruna MozerJornalista e pós-graduada em Marketing Digital. Trabalhou em diversos veículos de comunicação do interior de São Paulo como repórter e editora. Hoje trabalha com assessoria de imprensa, produção de conteúdo e gestão de mídias sociais em projetos educacionais e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).


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