Por que contratar uma agência de comunicação especializada em Gestão da Mudança?

Por que contratar uma agência de comunicação especializada em Gestão da Mudança?

 

Uma agência especializada em Gestão de Mudança compreende as complexidades das transformações organizacionais e adapta a comunicação usando recursos internos das empresas, evitando armadilhas comuns desse processo e alcançando resultados positivos. Além disso, personaliza estratégias de comunicação de acordo com cada projeto, diferenciando-se da comunicação interna cotidiana.

Como a Agência Sabiá trabalha a Comunicação para a Gestão da Mudança?

Grande parte das consultorias que oferecem serviços de Gestão de Mudança possui habilidades de comunicação, porém, nem sempre estão preparadas para direcionar essa comunicação de forma eficaz para os recursos internos da empresa. Este é um aspecto no qual a Agência Sabiá se destaca. A Sabiá adota uma abordagem altamente personalizada, aproveitando as ferramentas internas de comunicação das organizações e propondo estratégias integradas para a Gestão da Mudança.

Os canais, personas, público-alvo e frequência são adaptados especificamente para atender às necessidades do projeto em transformação. Esse processo difere dos fluxos de comunicação interna usuais, uma vez que envolve uma mudança no próprio fluxo usual de comunicação. Em resumo, a abordagem da Agência Sabiá valoriza a personalização, a eficiência e a integração com as operações internas da empresa, garantindo que a comunicação seja um componente-chave para o sucesso da transformação. 

Pedro Braga - Diretor-executivo Sabiá

“As pessoas têm todo o direito de se conectarem ou não com uma mudança. E evidentemente isso pode determinar a permanência ou não delas numa empresa que precisa e deve mudar. Felizmente, quando uma empresa segue um caminho sensato, a maioria das pessoas seguirá conectada a ela. O problema surge quando uma importante transformação é mal comunicada e mal compreendida. Quando isso acontece, as pessoas podem sentir-se pressionadas a aceitá-la e fingir uma conexão que não existe, o que tende a se tornar um problema ainda maior que a resistência explícita. É fundamental promover um diálogo aberto entre colaboradores, clientes, parceiros e até clientes. É neste ponto que a Agência Sabiá desempenha um papel central.”

Pedro Braga, Diretor-Geral da Agência Sabiá

Quem pode usar a comunicação para a Gestão da Mudança?

A comunicação na Gestão da Mudança pode ser aplicada por uma ampla variedade de organizações que buscam implementar mudanças significativas em seu ambiente de atuação. Isso inclui empresas de diversos setores, organizações sem fins lucrativos, instituições educacionais, órgãos governamentais, instituições de saúde, ONGs, entidades da sociedade civil e instituições de pesquisa, entre outros. Basicamente, qualquer entidade que esteja passando por um processo de transformação e deseje garantir uma transição bem-sucedida pode se beneficiar da comunicação para a Gestão da Mudança.

Confira a seguir, alguns dos projetos de Gestão da Mudança realizados pela Agência Sabiá.

Cibra

A comunicação na Gestão da Mudança foi aplicada durante a implementação do Salesforce em 2021, com foco nas etapas de Conscientização e Desejo, utilizando o modelo ADKAR. A boa comunicação desempenhou um papel significativo no sucesso da adoção da nova ferramenta de vendas, especialmente no contexto de trabalho remoto. Em geral, projetos que incorporam a Gestão da Mudança e uma comunicação eficaz mostram maior aderência das aplicações liberadas e um aumento no engajamento, com um ganho estimado de 20% a 30% no envolvimento dos Key Users e usuários finais, destaca Antônio Albérico de Souza Santos, Gerente de TI na Cibra.

Ter uma equipe dedicada à comunicação em projetos de mudança foi um diferencial importante para a Cibra, uma empresa com foco centrado no cliente e uma abordagem de startup. Isso se torna evidente em projetos como a migração para o SAP S4/Hana, onde a presença de profissionais especializados em Gestão da Mudança e comunicação corporativa é fundamental. A empresa também contou com o apoio da Agência Sabiá como consultoria para auxiliar nos processos de Change Management, implementando com eficiência a metodologia ADKAR, evitando atrasos comuns em projetos que não contam com uma equipe dedicada a esses aspectos.

Antônio Albérico de Souza Santos, Gerente de TI na Cibra

“A Agência Sabiá transmite uma solidez e qualidade em cada produto entregue, adotando uma abordagem altamente colaborativa que permite ao cliente realizar os ajustes necessários com agilidade e sem comprometer a qualidade das entregas. As reuniões são claras, a metodologia é bem explicada e executada com precisão. A agência promove um diálogo aberto e direto sobre todas as etapas e processos, do início à conclusão. Portanto, é uma escolha válida tanto para processos que já possuem uma equipe de change quanto para aqueles em que não se tem ideia de como abordar a Gestão da Mudança.”

Antônio Albérico de Souza Santos, Gerente de TI na Cibra

 

DSM

A então DSM, hoje DSM-Firmenich, aplicou a comunicação na Gestão de Mudança, que tinha como foco a segurança e uma reestruturação do departamento de segurança, mas também expandiu para abordar a Gestão da Mudança relacionada ao retorno dos funcionários aos escritórios após a pandemia. A empresa desenhou em conjunto com a Agência Sabiá um projeto que simbolizasse a chegada ao futuro, chamado de “NEWORK”, reconhecendo a importância de comunicar as mudanças envolvendo ativamente os colaboradores em todo o processo.

Giseli Cristina de Pinha Daniel, Gerente de RH para a América Latina DSM-Firmenich

Neste projeto, a Sabiá entrou com a Gestão da Mudança e a comunicação para a Gestão da Mudança. “Geralmente, as empresas que estão no mercado são focadas em uma ou outra coisa. E esse combo fez a diferença no projeto. Os resultados e os feedbacks foram muito positivos, porque, de fato, os colaboradores viram que a DSM estava conectada e até hoje colhemos os frutos.”

Giseli Cristina de Pinha Daniel, Gerente de RH para a América Latina DSM-Firmenich

Durante o projeto, foi realizada uma pesquisa abrangente, que incluiu entrevistas para entender as diferentes necessidades e percepções sobre a mudança, resultando em uma iniciativa muito mais participativa. No processo, a empresa identificou três principais personas: administrativo, vendas e plantas. Cada uma recebeu abordagens específicas para acomodar suas necessidades, como o trabalho híbrido, flexibilização de benefícios e bem-estar. Além disso, foram desenvolvidos uma marca, slogan, aplicativo e campanha para refletir a modernização e a descomplicação da nova maneira de trabalhar. O projeto foi considerado um sucesso, com alta aderência e absorção pelas equipes, demonstrando a eficácia de uma abordagem integrada à Gestão de Mudança. 

Andreia Fernandes, Gerente de Comunicação Interna para a América Latina da DSM- Firmenich

 

“Quando você aplica comunicação para além de uma ferramenta e faz isso de forma integrada, pensada junto com o projeto de mudança, consegue chegar a um resultado muito mais refinado. O trabalho de change management com a Sabiá estava interligado a um projeto global, mas focou nos aspectos da região. E isso foi um diferencial.”

Andreia Fernandes, Gerente de Comunicação Interna para a América Latina da DSM- Firmenich

Ana Paula Palazi

Ana Paula PalaziJornalista pela PUC-Campinas, mestra em Divulgação Científica e Cultural e especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp. Atuou por dez anos como produtora e repórter de telejornal. Foi repórter de rede da extinta TVB Campinas, emissora afiliada da Record TV, de 2016 a 2020. É jornalista freelancer, atuando na produção de matérias e conteúdos sobre inovação e empreendedorismo, e com assessoria de imprensa.


Os comentários estão desativados.