Case Sabiá + Unicamp :: A educação transforma vidas!

 

Entre o final de 2019 e o início de 2020, a Unicamp, como grande parte das universidades públicas do Brasil, teve que lidar com um cenário complexo de pressão por diversos meios, como a crise política e financeira do país. Por isso, fez-se necessário promover as conquistas e diferenciais de uma das maiores universidades do país. A Sabiá, sendo empresa-filha, juntou-se à instituição com um trabalho pro bono para mitigar as desinformações e mostrar, de um jeito sensível e engajador, a forma que a universidade vem sendo parte na construção de uma sociedade justa e igualitária com ensino de qualidade.

 

O DESAFIO

Conseguir estruturar e veicular uma campanha de marketing que sensibilize diferentes públicos abordando de forma emocional e engajadora a relevância da Unicamp para a comunidade e sociedade, estimulando o apoio social como defensores ativos do valor da universidade. O objetivo era aumentar a percepção positiva da marca Unicamp.

 

 

 

A SOLUÇÃO :: Storytelling Estruturado

Mais que uma simples campanha de storytelling, o projeto contou com diversos elementos em sua estruturação. Confira a seguir alguns dos elementos de sucesso dessa iniciativa:

 

Planejamento e Pesquisa

O projeto foi planejado detalhadamente, envolvendo diferentes empresas parceiras e a equipe Unicamp, com análise de oportunidades de canais de comunicação para os diferentes públicos e um cronograma detalhado de trabalho, acompanhado de perto pelo time.

 

Para montarmos o plano de ação, foram realizadas duas pesquisas, uma de campo com o Instituto Axxus e outra on-line. Tivemos mais de duas mil respostas e com média de avaliação positiva de 94%, indicando que as pessoas reconhecem e valorizam a universidade e seus diferenciais em qualidade de ensino e pesquisa. O resultado mostrou que era preciso ampliar a visibilidade dessa percepção, potencializando a voz das histórias inspiradoras.

 

Optamos por realizar uma campanha de sensibilização, a Nossa Unicamp, com a proposta de mostrar, por meio de histórias inspiradoras, que a Unicamp ajuda a melhorar a vida de todos os brasileiros, de forma direta ou indireta.  

 

#NOSSAUNICAMP

O conceito “#NossaUnicamp” buscou traduzir o sentimento de que a Unicamp é de todos e mostrar que a “Nossa Unicamp” merece destaque. Esse aspecto da campanha é reforçado ao convidar o público a participar da narrativa, compartilhando suas próprias histórias no hotsite.

 

Histórias Reais

 

 

Comunicação Digital

A ação contou com depoimentos, hotsite, divulgação em redes sociais e coletiva de imprensa, mobilizando diversas pessoas que se uniram no propósito de luta para mostrar o poder transformador da educação.

 

 

 

RESULTADOS

 

  • ~ 2,4 mil respondentes na pesquisa on-line.

  • ~ 3,6 mil visualizações no Youtube.

  • ~ 4 mil acessos ao hotsite da campanha no primeiro mês de lançamento.

  • Mobilização e engajamento: Professores, funcionários, alunos, pesquisadores, empresários, empresas-filhas, equipe HC, comunidade de Campinas e Órgãos Públicos vestiram a camisa da campanha.

 



DEPOIMENTO DO CLIENTE

 

“A empresa foi muito ágil e prestativa em todos os casos. Fiquei muito bem impressionado com os relatórios de acompanhamento.  Parabéns pelo trabalho exemplar. Sigam assim!”

 

Marcelo Knobel – reitor Unicamp


 

AGRADECIMENTO

 

A Sabiá gerenciou o projeto, seu planejamento e a criação de conceito e materiais digitais. Mas ninguém voa alto sozinho. O trabalho contou, ainda, com outras agências que também trabalharam na iniciativa de forma pro bono. Agradecemos ao Instituto Axxus e às agências Villea e BRSA pela parceria e pelo engajamento!

 

Acesse o site: nossa.unicamp.br


Segmento: Educação