SABIÁ + HCor
Como estratégias
de endocomunicação
engajaram
colaboradores no
ambiente hospitalar.

Uma comunicação interna assertiva é essencial para o sistema de toda e qualquer empresa, independentemente do segmento de mercado. Sabendo desta importância e enxergando a necessidade de valorizar o relacionamento com sua equipe e implementar melhorias no dia a dia operacional, o HCor, tradicional hospital de São Paulo fundado em 1976, fechou parceria com a Sabiá para o desenvolvimento de um plano de estratégias e ações que estruturasse toda a sua comunicação interna.

 

 

DESAFIO:
Estruturar e estabelecer unidade na comunicação interna de todo HCor. O grande desafio deste projeto é o seu próprio segmento. O negócio de um hospital é único, diferente de outras empresas. Numa instituição de saúde, a grande maioria dos colaboradores tem contato direto com o cliente final, por isso a comunicação interna tem que ser trabalhada com homogeneidade, para que todos estejam alinhados com os valores e a essência da marca, para chegar o melhor resultado ao cliente.

 

O PLANO:
A primeira fase foi fazer imersão na instituição, descobrir como funciona processos e fluxos. Depois, realizamos a etapa de diagnósticos sólidos, seguido de planejamento consistente, embasado nos diagnósticos encontrados e, por fim, um plano de ação eficiente envolvendo prazos e responsabilidades.

 

 

FERRAMENTAS UTILIZADAS:
• Pesquisas quantitativas com todos os colaboradores na fase de imersão.
• Desenvolvemos sessão de Design Thinking com os colaboradores de diversas áreas.
• Entrevistas em profundidade com os gestores.
• Mapeamento dos processos de comunicação interna.
• Mapeamento dos canais de comunicação.
• Proposta de processo to be.
• Proposta de matriz de priorização de demandas.
• Elaboração de Tool Kit.
• Mapeamento de sugestão de melhorias e novos canais, priorizados em 3 horizontes de implantação, considerando o impacto gerado versus facilidade de implantação.
• Workshops de capacitação de comunicação interna para líderes de diversas áreas.

 

RESULTADOS:
• Mais de 2,5 mil colaboradores engajados e alinhados nos mesmos valores.
• Valorização do setor de marketing do hospital.
• Maior clareza e unidade na comunicação interna.
• Mais visibilidade e alcance nas ativações e nos eventos internos.

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Segmento: Health & Care