Sabiá + BD : Engajamento em tempos de crise

O engajamento de colaboradores é essencial para manter as rotinas de trabalho eficientes e otimizar o clima organizacional e a retenção de talentos. Além disso, é fator essencial para o valor das marcas empregadoras posicionadas nas melhores posições de rankings como GPTW – Great Place to Work.

A BD é uma empresa global de tecnologia médica que produz e comercializa suprimentos, anticorpos, reagentes, equipamentos e dispositivos para laboratórios e hospitais. A companhia vem se destacado no mercado de diagnósticos com equipamentos de alta tecnologia que agilizam resultados de exames cada vez mais precisos. 

UM CONTEXTO DESAFIADOR

 

Além das iniciativas aplicadas ao BAU – Business as Usual – a BD encarou um desafio de apoiar seus times na crise global relacionada à pandemia do Covid-19, desde os primeiros meses de 2020.

A equipe BD estabeleceu com celeridade um comitê de crises, gerenciando ações de apoio aos times e comunicação assertiva. Além disso, era essencial promover o engajamento e o orgulho de pertencer à BD também nesse momento, afinal, a empresa provê recursos chaves a hospitais e centros diagnósticos que têm grande impacto na mitigação da crise de saúde mundial.

Foi nesse contexto que a Sabiá, já parceira da BD para ações do dia-a-dia de comunicação interna, trabalhou com os times de comunicação brasileiros e latino-americanos para estruturar com celeridade uma campanha mais que especial.

SOLUÇÃO: MEU TRABALHO SALVA VIDAS

 

A solução criativa, rápida e assertiva, trabalhou o conceito de orgulho BD aplicado ao contexto de combate ao Covid-19. Com peças simples e acessíveis para todos os colaboradores, a mensagem chave é de que cada associado BD trabalha para salvar vidas, e que juntos vão derrotar essa crise.


 

Mensagens de Orgulho

Foram criadas frases com mensagens que reforçam o sentimento de orgulho em trabalhar pela saúde mundial tanto nas fábricas e centros de distribuição, cujas operações são essenciais para esse momento, quanto nas atuações em home office onde estão os times administrativos e dos escritórios.

As frases, em português e espanhol, foram disponibilizadas em PowerPoints disponíveis online, para uso em fotografias e vídeos individuais ou em grupos, produzidos pelos próprios associados utilizando as telas de seus computadores ou folhas impressas.

 

Além dos arquivos de PowerPoint, as frases compuseram materiais diversos para uso online, como telas para stories em WhatsApp, Facebook e LinkedIn, Stickers / Figurinhas para uso em WhatsApp e capa para o perfil pessoal em LinkedIn.

BD engajamento divulgação

Disseminação Online

Os associados receberam orientações de uso do material através de emails reforçando as regras de segurança das informações da BD e proteção da propriedade intelectual para guiar a produção de fotos e postagens nas redes sociais.

Com as orientações e os materiais de comunicação à mão, e cheios de orgulho em fazer parte da cultura e da entrega de valor da BD pela causa de promoção da saúde mundial, os associados foram às redes mostrar o seu orgulho. Quase imediatamente, todas as principais redes sociais foram espontaneamente povoadas de imagens e mensagens dos associados, disseminando seu engajamento com as hashtags #EuBDOrgulho e #MIOrgulhoBD


FERRAMENTAS UTILIZADAS

  • Apresentações de alinhamento da estratégia com os times da região.

  • Emails marketing e cartazes para divulgação e orientação aos associados

  • Notícia na intranet

  • Frases em PowerPoint editável

  • Telas de Stories

  • Figurinhas de WhatsApp

  • Capas para LinkedIn

RESULTADOS

A campanha foi um sucesso de engajamento em todas as áreas e níveis da organização. Desde os times das fábricas até a alta liderança dos países e da região manifestaram seu orgulho e engajamento com a BD e sua causa online. Foram centenas de publicações em menos de 3 dias do lançamento da campanha, representando a reação positiva à campanha de mais de 20% de todo o público regional apenas nesse curto prazo.

Os esforços de combate à crise não pararam por aí. Mas os times se sentiram seus esforços ainda mais reconhecidos pela organização, protagonizando a mensagem da marca e do valor que geram por uma causa tão nobre para uma audiência enorme de amigos, colegas e clientes online.

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Segmento: Health & Care